Descrição enviada pela equipe de projeto. O Neufeldersee - um pequeno lago à 30 minutos de distância de Viena, Áustria - localizado entre duas pequenas regiões montanhosas oferece um espaço ideal para lazer no verão. O edifício com forma de caixa de sapato possui 220 m² e está na beira de um pequeno lago, fruto do enchimento de uma antiga mina de 1932.
O centro do edifício abriga um pequeno pátio, circundado em três de suas laterais pelo edifício e se abre para a direção do lago e poente.
Madeira é o principal material de construção, escolhida nos primeiros esboços da ideia original. Era a única maneira de resolver a geometria complexa sem pontos ociosos e com as devidas dimensões necessárias.
Primeiro, os elementos de madeira pré-fabricados foram colocados nas fundações. A fachada foi realizada como um ornamento japonês, com faixas escuras e painéis de madeira de Okume Africano.
Grandes elementos de vidro foram criados na lateral norte para criar condições ideais de iluminação nos interiores.
A única grande abertura na orientação sul está localizada na área de sombreamento natural do edifício vizinho, evitando a necessidade de sombreamento extra. Em alguns lugares o vidro vai do piso ao teto do pavimento, e auxilia na materialização do edifício.
Sustentabilidade
Outra abordagem ecológica pode ser encontrada - além de altos índices de isolamento térmico - na forma de um zoneamento otimizado e sensível das áreas de estar.
Como é uma casa de verão, o abrigo do sol suprimia a necessidade de grande exposição na orientação sul; todas as aberturas foram criadas na fachada norte.
Particularidades
Construção esbelta, mesmo com elementos que deslizam.
Estruturas intricadas ao invés uma fachada composta por isolamento térmico uniforme. Os atuais métodos de construção e o destino do orçamento de construção em direção à mecanização da obra frequentemente induz a arquitetura ao pragmatismo - nós queremos mudar isto em nosso projeto. Queremos investir em forma e superfícies além de suas características técnicas.
Neste projeto isso significou que produtos de alta qualidade pudessem ser instalados enquanto mantínhamos um orçamento razoável. A ponderação em direção de alta qualidade arquitetônica foi combinada com uma baixa quantidade de metros quadrados através de uma planta baixa inteligente.